Análise Criminal é foco de capacitação policial

Depois das parcerias com as universidades Federal da Bahia (Ufba) e Estadual da Bahia (Uneb), a Secretaria da Segurança Pública, através da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), promove com a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) o curso de Análise Criminal. A aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (11), no campus de Pituaçu, onde ocorrerá o restante da capacitação.

Coordenado e ministrado por oficiais, delegados e especialistas em produção de dados policiais da Siap, o curso tem carga horária de 60 horas, com foco nas matérias Estatísticas, Geoprocessamento e Análise Criminal. Recursos do Governo Federal, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), garantiram a implementação da capacitação acadêmica.

“Estamos dando continuidade ao processo de aperfeiçoamento dos nossos efetivos, prioridade do programa Pacto pela Vida e, dessa vez, com foco na Análise Criminal”, destacou o diretor da Siap, André Barreto Oliveira. O delegado acrescentou que a polícia baiana tem um excelente sistema de computação dos dados criminais.

“São essas informações que nos auxilia na confecção da mancha criminal e na tomada de decisões para instalação de futuras unidades em determinado local, além da realização de operações, dentre outras situações”, esclareceu Oliveira.

O coordenador do curso de Direito do campus de Pituaçu da Ucsal, Belcorígenes de Souza Sampaio Júnior, representante da instituição de ensino na parceria com a SSP, ressaltou a força da união de duas marcas importantes na Bahia. “Esse é o primeiro passo de uma parceria de sucesso entre UCSsal e SSP. Já estamos discutindo a realização de cursos de extensão e pós-graduação para policiais”, informou Júnior.

Fonte: ssp.ba.gov.br